Logo

iArtigos - Visualizando artigo

A importância da contabilidade de custos na construção civil

contabilidade é a ciência que objetiva o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das empresas. Para a contabilidade das empresas relacionadas a construção civil não é diferente!! Porém, como se trata de um setor da economia que apresenta certas particularidades, diferindo dos demais, possui normas específicas de natureza fiscal, jurídica e societária que fazem da contabilidade para a construção civil, um tema de estudo de alto valor.

Uma destas particularidades refere-se ao ciclo operacional da construtora, que difere do ciclo contábil. Geralmente, o período de conclusão de obra ultrapassa o período de 01 (um) ano, “obrigando” as empresas construtoras à trabalharem com a apuração da receita sob a vista do regime de competência e o regime de caixa.

Regime de competência

regime de competência refere-se ao registro do evento na data que em que o evento aconteceu. O evento pode ser uma entrada (receitas) ou uma saída (despesas, custos ou investimentos). Então, o registro do documento é efetuado na data do fato gerador, dentro do mês, não importando para a contabilidade quando ocorrerá o pagamento ou o recebimento do item, mas sim quando foi realizado o ato.

Podem ser receitas de aluguéis, de serviços prestados e demais receitas, sendo o recebimento tanto à vista quanto a prazo. Independente do recebimento, apropria-se estas receitas e incide-se a carga tributária sobre a mesma.

Regime de caixa

No regime de caixa, considera-se o registro dos documentos na data de pagamento ou recebimento, como se fosse uma conta bancária, sendo que a contabilidade das receitas, custos, despesas e investimentos é efetuada dentro do mês onde foram pagos ou recebidos.

Nas empresas construtoras, a receita ocorre quando as unidades imobiliárias são vendidas, geralmente a prazo, e somente quando for efetivada, a receita é apropriada para o resultado e então verificada a carga tributária.

Verifica-se, portanto, que ao gerenciar uma empresa construtora, deve-se considerar tanto o regime de competência quanto o regime de caixa, pois ambos os relatórios se completam e cada um deles possui propósitos diferentes.

Muitas vezes a empresa possui um bom volume de vendas apresentando um lucro no Demonstrativo de Resultados do Exercício (regime de competência), porém apresenta mal dimensionamento nos prazos de pagamento e recebimento (regime de caixa), demonstrando indisponibilidade de dinheiro em caixa.

Outro cuidado especial na gestão da empresa construtora, refere-se à contabilidade de custos, na qual são registrados todos os custos pagos ou incorridos no processo de produção do empreendimento.

Contabilidade de custos

Os custos são aqueles que se refiram a bens e serviços adquiridos para aplicação específica noempreendimento de que a unidade negociada é parte.  O custo somente deverá ser apropriado no instante da efetivação da receita de uma das parcelas especificada mediante um contrato de compra e venda do imóvel.

Para que não ocorram distorções no resultado do exercício, que não espelhem a real situação financeira da empresa, a contabilização do custo apropriado deverá ser proporcional à parcela recebida, pois sempre que efetivada a receita, apropria-se o custo e verifica-se toda a carga tributária.

Para a formação do custo, serão considerados:

  • O preço do terreno – gastos com aquisição e regularização;
  • Custos dos projetos;
  • Custos relacionados à preparação do terreno e canteiro de obras;
  • Impostos, taxas e contribuições;
  • Encargos financeiros – são os diretamente relacionados à obra, desde que comprovadamente utilizados na construção do empreendimento.

Enfim, a contabilidade de custos é de suma importância na gestão de empresas da construção civil, pois o resultado deste trabalho será a formação de índices para avaliação do lucro de cada obra e consequentemente do lucro da empresa.

Demanda, pois, o auxílio de um profissional contábilespecializado em contabilidade para construção civil voltado para um estudo aprofundado e permanente de legislação pertinente, visto que a mesma se apresenta de forma bastante complexa, exigindo cautela por parte do contador na interpretação dos resultados contabilizados.


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

SIGA-NOS!

LOCALIZAÇÃO

Rua Tarumã, 65 - São Jerônimo - CEP: 94.055-330 Gravataí/RS

Fone: (51) 9 9390-5252

Direitos Reservados a Borges Escritório Contábil® | 2024